Que os programadores se programem: é hora de se exercitar!

Profissionais de TI passam inúmeras horas na frente do computador, não só devido as extensas jornadas de trabalho, mas também pelo fato de que alguns passam seu tempo livre assistindo séries no Netflix, jogando em plataformas online ou até mesmo navegando nas redes sociais de forma descompromissada. Dado estes fatos e a importância do ser humano se exercitar, mesmo que minimamente, algumas empresas de Tecnologia da Informação propõe a pratica de atividades laborais durante o expediente, dentro do próprio ambiente de trabalho.

Alongamentos simples e alguns exercícios físicos leves já ajudam a manter o equilíbrio entre mente e corpo sãos, mas o ideal é que cada um busque a prática de atividade que lhe dá mais prazer, mesmo que de forma recreativa e descomprometida. Para aqueles que buscam um pouco de adrenalina, as Artes Marciais (Muay Thai, Karatê, Jiu Jitsu, Boxe e etc)ou Esportes Radicais (Surf, Skate, Rapel, Rafting entre outros)podem ser uma ótima escolha. Para aqueles que preferem não se arriscar tanto, mas que ainda assim gostam de uma boa disputa, temos o Futebol, o Basquete, o Handebol e outros esportes coletivos.

Se bola e luta não são pra você, mas ainda assim você quer ter uma forma física melhor, uma opção é a Musculação ou o CrossFit. Com o crescimento significativo do número de academias no Brasil nos últimos anos é fácil encontrar um local para treinar, apesar de que o uso das academias convencionais vem perdendo força devido ao surgimento do CrossFit, uma modalidade mais versátil que a Musculação, onde se mistura levantamento de pesos com Ginástica Olímpica, Atletismo e outros esportes. Geralmente, seus praticantes priorizam por atividades de alta intensidade, buscando superar suas metas pessoais, mensurando e aumentando seus feitos de forma gradativa.

Caso nenhuma dessas sugestões chame sua atenção e seu perfil seja mais Zen, atividades como o Yoga ou o Pilates também estão super em alta. Para quem não conhece, o Yoga é uma disciplina física originária da Índia, freqüentemente associada a praticas meditativas que trabalham o autocontrole da mente e o autoconhecimento do corpo. Já o Pilates, apesar de ser conhecido como tratamento e prevenção para quem tem problemas de coluna, é um método de controle do corpo que traz grandes resultados para quem busca emagrecer ou definir sua musculatura. Vale a penar conferir e saber mais sobre essas modalidades.

Enfim, as alternativas são muitas, mas se você chegou até aqui e nada do que foi sugerido te convenceu, ainda existem possibilidades de se exercitar extremamente minimalistas. Por exemplo, se possível, troque a condução até o trabalho por uma caminhada ou faça o caminho de bicicleta, se o trabalho for muito distante de sua casa, desça alguns quarteirões antes do ponto e complete o trajeto a pé. Se trabalhar em um prédio, você também pode trocar os elevadores pelas escadas, nos momentos de stress você pode sair para uma caminhada rápida nas intermediações da empresa e também pode se alongar por conta própria, isso vai ajudar a relaxar. Tudo é válido, se apegue aos pequenos gestos, pois quando esses detalhes virarem hábitos, eles farão toda a diferença em sua vida.

O corpo do ser humano foi feito para estar em movimento, portanto é muito importante para nossa saúde física e mental buscar equilíbrio entre as atividades intelectuais e os exercícios físicos. Cada um no seu tempo, cada um no seu limite, devemos respeitar nossos corpos e nossa rotina, e exatamente por isso devemos começar a colocar essas atividades em prática, pois os benefícios são muitos, não apenas pelas questões do corpo e mente, mas também pela questão social, quando praticamos algum esporte ou atividade paralela ao trabalho, arejamos a mentes, melhoramos nosso humor e aumentamos a probabilidade de ganharmos novos amigos com diversos interesses em comum, são em ocasiões como essa que podemos fazer amizades para vida toda. Por tanto, não deixem de se exercitar, bora por em prática a sugestão!

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