Os benefícios das confraternizações do fim de ano!

Reunir os funcionários para um almoço/jantar, uma festa ou até mesmo brincadeiras como amigo secreto pode trazer benefícios não somente aos indivíduos, mas a corporação como um todo, que estimula a interação entre seus funcionários e tende a iniciar o ano com uma equipe mais amistosa e entrosada.

Pois é, a grande diferença entre um grupo de pessoas e uma equipe é justamente o nível de interação e afinidade entre seus indivíduos. Cabe aos gestores, estimular a integração dos novos funcionários e cultivar um vínculo saudável entre os trabalhadores mais antigos da casa. Demagogia a parte, isso não é somente para que a empresa tenha um ambiente agradável para todos trabalharem, onde todos respeitam as diferenças de cada um e seguem juntos por um mesmo ideal, mas também porque isso significa maior rentabilidade ao fim da equação.

Um grupo de pessoas que compartilha o mesmo objetivo pode funcionar bem, com cada pessoa cumprindo sua função para alcançar o objetivo final do grupo. Já numa verdadeira equipe, o esforço coletivo se torna a peça chave para o sucesso, onde cada um dos seres presentes trabalha com empatia, motivando e auxiliando o companheiro, melhorando assim o desempenho de cada indivíduo para que a empresa alcance resultados com mais facilidade.

E é aí que confraternizações entram como uma forma inteligente de estreitar laços, fazendo com que os integrantes da sua equipe cultivem amizades verdadeiras e que isso seja convertido em resultado ao decorrer do ano. Uma prática muito comum em diversas empresas é o famoso amigo secreto, onde os participantes trocam presentes através de sorteio. Porém nos dias de hoje, surgiram diversas alternativas para essa tradicional brincadeira, como o Anjo Oculto, onde ao invés dos participantes trocarem apenas presentes eles trocam mensagens de apoio e solidariedade durante os últimos dias do ano.

O objetivo é fazer com que todos se sintam confortáveis durante a dura rotina de final de ano, para que isso funcione é preciso que todos possam deixar cartões com mensagens positivas para os “protegidos” sem que eles percebam, como em uma caixa grande instalada na recepção ou uma área discreta de livre acesso, no último dia do ano cada um deve tentar desvendar quem o sorteou e presentear a pessoa para retribuir o carinho das mensagens. Quem não souber quem o sorteou, pode apostar em presentes mais neutros, como chocolates, um panetone, flores ou algum livro do seu agrado.

Se houver uma confraternização, uma ótima alternativa para também unir a equipe é a música. A empresa pode apostar na contratação de uma banda eclética, que irá divertir seus funcionários de forma descontraída e fazer com que todos dancem juntos, ou também pode providenciar um karaokê, estimulando ainda mais a interação dos membros da equipe e com certeza dando risada com os cantores mais extrovertidos e desafinados. Lembre-se, essas são apenas algumas de inúmeras alternativas, para agregar sintonia e união ao grupo vale tudo, use a criatividade. Boas festas!

Leave a Reply